Você é proativo?
09:06- Olhe suas responsabilidades e pergunte a si mesmo: Quais tarefas são regulares? Quais vêm em grande quantidade? Quais precisam de atenção assim que chegam?
- Faça uma análise de como executar as tarefas com mais eficiência. Crie um plano (ou rotina) para realizar a tarefa; distribua as atribuições, recrutando e instruindo outras pessoas para tarefas grandes ou urgentes; procure passos que possam ser eliminados ou reduzidos; colete todas as informações necessárias antes de iniciar o projeto.
- Antecipe os problemas e desenvolva soluções alternativas.
- Busque resolver os problemas, ao invés de deixá-los no projeto.
- Adiante o que é menos urgente e tarefas diárias.
- Saiba definir o que é prioritário.
- Elimine o que for desnecessário. Algumas coisas não precisam ser feitas ou não precisam ser feitas por você. Saiba delegar responsabilidades e não desperdice seu tempo em coisas que não são necessárias.
- Avalie o que realmente funciona e o que não funciona enquanto executa um processo ou procedimento.
- Tente antecipar as necessidades e o que você vai precisar saber realizando um planejamento do projeto.
- Pense de maneira criativa. Faça anotações, armazene ideias, coloque as ideias em ação, observe e absorva tudo o que acontece a sua volta, ao conversar com outra pessoa faça com que ela se sinta importante.
A proatividade é um exercício e uma habilidade que, além de modificar o modo como o profissional é visto dentro do ambiente de trabalho, ainda pode trazer benefícios na vida pessoal. O proativo toma responsabilidade pela sua vida e toma decisões baseando-se nos seus valores, desligando-se dos valores do ambiente a sua volta e da forma como foi criado.
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