A Psicologia do ‘Pokémon Go’: O que está alimentando a obsessão?

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“Pokémon Go”. O jogo, que usa geolocalização para colocar personagens de Pokémon virtuais no mundo real

Talvez você tenha visto algum deles: bandas itinerantes de (principalmente) jovens, reunindo-se com smartphones aloft, falando sobre algo chamado Rattata ou Squirtle.
Se não, você provavelmente pelo menos escutou as manchetes sobre essas pessoas – os jogadores do novo jogo imensamente popular “Pokémon Go”. O jogo, que usa geolocalização para colocar personagens de Pokémon virtuais no mundo real, insuflou vida nova súbita para os jovens de seus 20 e poucos anos fãs da franquia Pokémon. Com algumas estimativas o jogo já foi baixado mais de 7 milhões de vezes em os EUA desde seu lançamento em 6 de Julho.
Parte do seu sucesso se deve a sua mistura hábil de o mundo real e o mundo virtual. “Pokémon Go” combina uma experiência de jogo com a atividade física real e verdadeira, e socialização, disse Pamela Rutledge, diretora do Centro de Pesquisa em Psicologia de Newport Beach, Califórnia .
Em última instância, os recursos que vêm juntos em Pokémon apelarão para desejos humanos reais, como a necessidade de conexão social. 
“Conexão social é um dos principais impulsionadores do comportamento humano”, disse Rutledge.
Apesar de realidade virtual vem recebendo uma série de novidades ultimamente como empresas como Facebook tentando entrar no mercado de jogos,realidade aumentada (incluindo “Pokémon Go”), que traz melhorias virtuais no seu próprio ambiente, tem algumas grandes vantagens sobre os jogos de dentro um fone de ouvido, afirma Rutledge 
“Com a realidade virtual, a tecnologia não foi desenvolvida o suficiente para que as pessoas possam usá-lo de maneira uniforme e não se sentir abalados emocionalmente“, disse ela.
Esse problema não existe com “Pokémon Go”, que não visa vistas panorâmicas hiper-realistas como experiências de realidade virtual. Em vez disso, o jogo é jogado em pequenas telas de smartphones e tablets. As telas tem que ser portátil, porque o jogo exige que os jogadores estejam em certos lugares para Pokémon “catch” e para lutar uns contra os outros. Os algoritmos são sofisticados o suficiente para colocar Pokémon em áreas adequadas ao ambiente do mundo real – personagens da água-moradia perto da praia, por exemplo, e os personagens noturnos para jogadores fora ao entardecer.
Outros jogos têm tentado capitalizar sobre a realidade aumentada. Um deles é Ingress, um jogo com uma história de fundo complicado que exige que os jogadores para ir fisicamente para “portais” geolocalizadas, a fim de ganhá-los da equipe adversária. Mas nenhum jogo fez o splash que “Pokémon Go” tem.
A consciência social pré-existente de Pokémon provavelmente ajudou a adoção rápida do jogo, disse Rutledge. Mesmo as pessoas que não jogam o jogo ter ouvido ou visto as criaturas de desenho animado que os jogadores tentam capturar.
O jogo em trabalha algumas questões psicológicas básicas, Rutledge disse: a necessidade de socializar com outras pessoas; o desejo de sair e agir sobre o mundo de uma forma mensurável; e a necessidade de competência e domínio, que é recebido por gol do jogo de “catch ‘em tudo!”
Existem perigos para mover ao redor do mundo real com o nariz preso em um telefone, mas o jogo faz os jogadores a prestar atenção ao seu entorno, Rutledge observou. De muitas maneiras, o jogo poderia ser psicologicamente benéfico, ela afirma. Os jogadores são e se movem ao redor, e “zilhões” de estudos descobriram um efeito de aumento de humor de atividade física , comenta. Os laços sociais são importantes para a saúde mental,  e algumas pesquisas sugerem que conversa, mesmo rasa com estranhos aumenta o bem-estar.
“Uma das características deste jogo é o que lhe permite desafiar realmente uma das principais queixas do mundo moderno”: que é sedentarismo e isolamento, disse Rutledge.
A realidade aumentada, incluindo “Pokémon Go”, afirma a especialista, “permite-lhe levar fantasia em sua própria vida, mas dentro de seu próprio controle.”
Artigo original sobre Ciência Viva .

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