Atento aos sinais: suicídio na adolescência.
23:05
Muito tem se falado nos últimos dias sobre o "Desafio da baleia azul". Jogo que nasceu em uma rede social russa, se espalhou para outros países, chegando ao Brasil este ano, e que infelizmente levou vários jovens a cometerem suicídio.
O participante recebe diariamente às 4:20 da manhã, tarefas a serem cumpridas, dentre elas ouvir músicas psicodélicas, assistir filmes de terror, se mutilar, se isolar. O participante confirma a realização da tarefa por fotos os vídeos enviados ao "curador" que libera a próxima tarefa. A 50ª tarefa do desafio é tirar a própria vida.
O participante recebe diariamente às 4:20 da manhã, tarefas a serem cumpridas, dentre elas ouvir músicas psicodélicas, assistir filmes de terror, se mutilar, se isolar. O participante confirma a realização da tarefa por fotos os vídeos enviados ao "curador" que libera a próxima tarefa. A 50ª tarefa do desafio é tirar a própria vida.
Atento aos sinais
Segundo a OMS, CDC e UNICEF (2012) o suicídio é a 2ª maior causa de mortes de adolescentes no mundo.
Suicídio é uma assunto complexo, várias são as possíveis razões que podem levar uma pessoa a decidir pelo fim de sua vida como a única saída para a angústia que está vivendo. Quando falamos da fase da adolescência, alguns fatores ficam ainda mais delicados.
E por que os adolescentes podem ser vítimas do "desafio" ?
A adolescência é uma transição no desenvolvimento humano.
Essa transição da infância para a idade adulta envolve grandes mudanças físicas, cognitivas e psicossociais. É nessa fase que os adolescentes sedimentam sua personalidade.
Erikson (1968), um dos principais teóricos da psicologia do desenvolvimento humano, afirma que no processo de formação da identidade,"os adolescentes devem afirmar e organizar suas habilidades, suas necessidades, interesses e desejos para que possam ser expressados em um contexto social". ¹
A identidade forma-se pela resolução de três questões importantes: a escolha de uma ocupação, a adoção de valores nos quais acreditar e segundo os quais viver e o desenvolvimento de uma identidade sexual satisfatória.É nessa fase que os adolescentes, muita vezes, se encontram em uma luta ambivalente com a autoridade dos pais, uma vez que confrontam muitas crenças passadas por eles, buscando formar suas próprias. Podem enfrentar problemas com a auto estima, uma vez que há nessa etapa mudanças significativas no corpo e no desenvolvimento da sexualidade.
Fatores de risco
Quando os adolescentes encontram-se em um estado de confusão de identidade ou quando suas oportunidades são limitadas, maiores sãos os riscos de apresentarem comportamentos com consequências negativas.
Deve-se ficar atento a:
- Condições de saúde mental (histórico de depressão na família)
- Abusos de substâncias
- Situações estressantes
- Exposição ao suicídio de outra pessoa
- Se o adolescente fala sobre tirar a própria ou que sua vida não tem sentido, sente-se um peso para a família ou que sente uma dor insuportável.
- Mudança discrepante no jeito de agir e no humor
- Bullying
- Isolamento
- Alterações no sono e no apetite
- Queda no rendimento escolar
Você pode ajudar!
Se você observar um adolescente com alguns dos comportamentos descritos acima, tome uma postura acolhedora e coloque-se disponível. Se ele te relatar algum tipo de insatisfação com a própria vida o encoraje a procurar ajuda, alerte aos pais, professores ou pessoas próximas que possam buscar suporte profissional.
Se você pai ou educador, procure construir um vínculo de confiança com o adolescente e esteja sempre atendo aos sinais.
O CVV - Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email, chat e Skype 24 horas todos os dias.
¹Diane E. Papalia Sally Wendkos Olds • Ruth Duskin Feldman colaboração Dana Gross- Desenvolvimento Humano. 8a Edição - Artmed (2006)
Cofundadora
Psicóloga formada pela PUC GO com sub-ênfase em Psicologia Social. Possui experiência em mediação sistêmica. Coordenou grupo de estudos em desenvolvimento infantil. Bolsista CNPq. Formação em Break Trough System pela International Body Talk Association. Formação em Filosofia pela FGV Online. Colaboradora na construção de material teórico didático "provas piagetianas". Co-fundadora da Tau Psicologia. Proprietária da Imagem 7 Agência de Marketing.
Psicóloga formada pela PUC GO com sub-ênfase em Psicologia Social. Possui experiência em mediação sistêmica. Coordenou grupo de estudos em desenvolvimento infantil. Bolsista CNPq. Formação em Break Trough System pela International Body Talk Association. Formação em Filosofia pela FGV Online. Colaboradora na construção de material teórico didático "provas piagetianas". Co-fundadora da Tau Psicologia. Proprietária da Imagem 7 Agência de Marketing.
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